Por que ter uma identidade visual?

Diante de tantas informações que nos impactam diariamente, quem não aprece não é visto. Mas a forma como se é visto diz muito de você. Essa é uma regra de mercado a qual todo empresa precisa estar atenta e não deve ser ignorada. Por isso, a necessidade de se ter uma identidade visual estruturada. 

Mas afinal de contas, o que é uma identidade visual?

Lá no inicio da humanidade, a comunicação emergiu a partir da necessidade de respostas a perguntas básicas: quem sou? O que faço? De onde venho? Pra onde eu vou? Quem quer saber? Pra que precisa saber? Como vão me descobrir? O que indica que a sociedade sempre exigiu que indivíduos, empresas, organizações se identifiquem, se apresentem. E como desde os tempos das cavernas nos expressamos de uma forma muito visual, até hoje os símbolos são usados como forma de expressão dessa identidade. Não é à toa que na sua própria carteira de identidade tem a sua foto. Esse é o símbolo que te identifica. E, no caso das empresas, elementos gráficos (desenhos) são usados para compor a logo que marca, indica e as representa.  
 
Mas a logomarca é apenas um elemento de um sistema muito maior que apresenta a marca de uma empresa para seus consumidores. Mesmo porque só o nome, traços e cores usados na criação de uma logomarca não são capazes de transmitir os valores, as crenças, a reputação, os benefícios e atributos de um produto ou serviço. Uma marca tem vários pontos de contato com seu público e cada um deles é uma oportunidade de fortalecer e comunicar a sua essência.
 
Por isso um sistema, composto por um conceito visual, um conjunto de peças gráficas e virtuais, elementos gráficos de sinalização, ações de comunicação específica, é preciso ser criado de forma planejada e estratégica para que a marca seja reconhecida da mesma forma em todas os canais de relacionamento com o seu público e que em cada um deles seja possível transmitir toda a sua essência. A esse sistema é dado o nome de identidade visual. Alguns também chamam de identidade de marca, mas aqui não vou entrar nessa polêmica. Acredito que identidade visual é mais adequado.
 

Para resumir todo esse conceito, cito aqui um trecho do livro “Design de Identidade de Marca”, escrito por Alina Wheeler: “Enquanto as marcas falam de um modo virtual para a mente e o coração, a identidade de marca é tangível e apela para os sentidos. A identidade é a expressão visual e verbal de uma marca. A identidade dá apoio, expressão, comunicação, sintetiza e visualiza a marca. Você pode vê-la, tocá-la, agarrá-la, ouvi-la, observá-la se mover. Ela começa com um nome e um símbolo e evolui para se tornar-se uma matriz de instrumentos e comunicação”.

Quais as vantagens de se ter uma identidade visual?

Uma identidade visual apresenta qualquer organização, produto ou serviço de qualquer tamanho, em qualquer lugar de uma forma profissional. Ajuda na percepção da empresa e a diferencia em relação a tantos outros concorrentes. Demonstra respeito e cuidado com o consumidor, ou vocês não valorizam mais as embalagens expostas nas gôndolas de supermercado que apresentam as informações do seu produto de forma organizada, legível e atraente?
 
“As marcas ajudam os consumidores a cortar caminho através do mar de escolhas disponíveis em cada categoria de produto e serviço”. Scoott. M. Davis (Brand Asset Management)
 
Enfim, preciso dizer algo mais para responder a pergunta do título desse post? O que quero que você aprenda com esse post é que uma identidade visual bem desenvolvida pode se tornar o maior ativo da sua empresa, abrir portas e gerar grandes oportunidades de negócio.  

Seja bem- vindo. Esse é um espaço para falar sobre comunicação para negócios e compartilhar um pouco da minha experiência como publicitário e designer. Fique a vontade e boa leitura.

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Sobre o autor

Publicitário e designer gráfico, com mais de 15 anos de experiência atuando no mercado de comunicação, 10 deles como diretor de arte, redator e diretor de criação em agências de pequeno e médio porte. Hoje é consultor e ajuda empresas a encontrar soluções para os seus desafios de comunicação.

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