Qual o valor agregado
dos seus produtos ou serviços?

Valor agregado remete à ideia de oferecer uma experiência melhor do que a concorrência pelo mesmo produto ou serviço.

Uma estratégica comercial que se torna uma valiosa ferramenta para elevar a percepção de qualidade da sua empresa, do seu produto ou serviço, fidelizar os clientes e ainda aumentar o faturamento, principalmente em uma situação econômica como a que enfrentamos agora, em que a retração de consumo é evidente e a escolha por um determinado produto ou serviço se torna mais criteriosa.

Como agregar esse valor?

No caso de produtos, oferecer serviços completares ao que está sendo comprado, como um curso on line gratuito para aprender usar o tal produto, ministrado por um professor que é referência no mercado. Na compra de um carro, a concessionária embutir no valor do veículo as três primeiras revisões pagas. Para negócios menores, um cupom de desconto para uma próxima compra; oferecer assistência técnica para possíveis falhas; mão-de-obra para instalação do produto em casa; etc.

Se quem vende produtos pode agregar valor com a prestação de serviços, quem presta serviços pode fornecer mercadorias relacionadas para melhorar a percepção do cliente. No caso de um salão de beleza, qual cliente não gostaria de sair dali com um visual novo e, de quebra, adquirir um xampu profissional, que só poderia ser comprado naquele salão?

Um kit de lápis de cor e livro para colorir para uma criança que comprou uma aula de natação em uma academia; uma caixa exclusiva para guardar aquela jóia que você acabou de comprar e sempre foi o sonho da sua vida ou simplesmente balas para serem degustadas depois da pizza quentinha que acabou de chegar na sua casa.

No meu caso, como designer, para todos os clientes que vendo a criação de um logotipo, ofereço a arte de alguma peça gráfica, na qual eles possam visualizar a aplicação do que foi criado. Assim, junto com os arquivos do logotipo, segue também o arquivo da arte criada, finalizada para produção.

As possibilidades são inúmeras, obviamente. O ideal é que a empresa use o bom senso e ofereça algo que seja útil e que efetivamente vai somar ao bem ou serviço que está sendo consumido.

Para isso, é preciso conhecer o seu público

Antes de saber como agregar valor, é necessário saber para quem esse valor será destinado. Entender quais são as dores do cliente é imprescindível para atendê-las. É preciso traçar as personas, se relacionar com o cliente, fazer pesquisas periódicas. Analisar os concorrentes e entender o que entregam de diferente é outra forma de compreender como o público reage.

Citando o meu caso novamente, ofereço uma arte gráfica, além do que apenas a criação de um logotipo, porque uma empresa, um profissional liberal, não vai apenas criar uma marca e pronto. Ele precisa apresentar ao mercado a sua nova identidade visual, aplicá-la em seus pontos de contato com o público, desenvolver ações estratégicas de divulgação. Seu “problema” não estará resolvido apenas com a criação do logotipo. E essa minha ação ajuda a abrir a cabeça do meu cliente para o entendimento de que ele precisa investir mais em comunicação e, assim, estou me colocando à disposição para ajudá-lo.

Mas atenção!

Como toda decisão estratégica, aumentar o valor agregado de produtos e serviços envolve custos que devem ser contabilizados com precisão. Caso contrário, o que deveria ser fonte de receitas acabará virando uma grande dor de cabeça financeira.

Analise, planeje e defina o porte do valor agregado que você vai oferecer para o seu produto ou serviço. Comece com uma ação de baixo custo e vai aumentando aos poucos, de acordo com o seu caixa. A certeza é única: você irá valorizar a sua marca, fidelizar clientes e aumentar o seu faturamento.

Seja bem- vindo. Esse é um espaço para falar sobre comunicação para negócios e compartilhar um pouco da minha experiência como publicitário e designer. Fique a vontade e boa leitura.

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Sobre o autor

Publicitário e designer gráfico, com mais de 15 anos de experiência atuando no mercado de comunicação, 10 deles como diretor de arte, redator e diretor de criação em agências de pequeno e médio porte. Hoje é consultor e ajuda empresas a encontrar soluções para os seus desafios de comunicação.

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