Comunicação é tudo?

Para mim, a resposta para essa pergunta passa pela análise de um fato: a maneira como nos expressamos fala por nós. Seja por palavras, por atitudes, pela maneira como nos vestimos, por uma música ou por uma obra de arte. E no mundo onde somos bombardeados diariamente por milhares de informações, quem não se posiciona, não é, se quer, percebido, imagina ser ouvido. Aparecer é um desafio e sob tal ponto de vista, sim, comunicação é tudo. E isso vale tanto para pessoa física, quanto jurídica. Como esse espaço aqui é para dialogar sobre comunicação para negócios, me diga: como hoje a sua empresa se comunica com o seu público? 
 
Se você não tem uma resposta pronta para essa pergunta, é preciso se mexer. Não é à toa que uma camisa branca da linha casual da Hering custa 3, 4 vezes mais que a mesma camisa que você encontra no bazar beneficente da igreja. A marca Hering tem um conceito, vende um estilo e acertadamente transmite isso para o seu público. Que entra na loja e compra não só a blusa, mas o que a marca representa. Você pode me dizer: ela gasta milhões anualmente em publicidade. Sim, provavelmente. Mas não estou aqui para falar em valores investidos em comunicação. Quero te dizer que sem um posicionamento, sem um propósito um negócio não anda. Como vender um produto ou serviço se você não sabe qual a real necessidade das pessoas ele pretende atender?
 

Ah, a sua empresa tem um posicionamento de mercado definido?

Legal. E ele está alinhado com as ações de comunicação feitas com o público externo e interno, com as suas ações de marketing e a evolução do seu negócio? Como dito acima, comunicação é tudo. Se o seu funcionário não está alinhado com os propósitos da empresa, como vai conseguir interagir com o público e transformar leads potenciais em clientes de verdade? Se a sua empresa tem como valor a consciência ambiental, porque o seu produto é vendido em embalagens plásticas? Se você está no mercado de moda, por que usar fotos de banco de imagens, com modelos que não estão trajando o que você vende? 
 
E verba não pode ser desculpa para limitar a comunicação com seus públicos. Com tanta tecnologia disponível, as ferramentas estão acessíveis a todos. Você, por exemplo, neste exato momento está lendo o primeiro post do meu blog, criado na plataforma Wordpress, que tem código aberto, é gratuita, tem interface intuitiva e não é preciso ter conhecimentos técnicos para usá-la. É o canal que eu escolhi para chegar até o meu público e apresentar o que faço. 
 

Conclusão

Se comunicação é tudo, todas as ações de contato com os seus públicos precisam estar alinhadas com o seu propósito e objetivos comerciais. Qualquer desalinho significa prejuízo. Pense nisso. 

Seja bem- vindo. Esse é um espaço para falar sobre comunicação para negócios e compartilhar um pouco da minha experiência como publicitário e designer. Fique a vontade e boa leitura.

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Sobre o autor

Publicitário e designer gráfico, com mais de 15 anos de experiência atuando no mercado de comunicação, 10 deles como diretor de arte, redator e diretor de criação em agências de pequeno e médio porte. Hoje é consultor e ajuda empresas a encontrar soluções para os seus desafios de comunicação.

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